App Sympla
Baixe agora

1°. Seminário Nilza Tartuce PcD: Atitudes para Inclusão, Respeito e Expressão de Cidadania

O evento já encerrou...

Ver evento

explore outros eventos como esse

Evento encerrado

1°. Seminário Nilza Tartuce PcD: Atitudes para Inclusão, Respeito e Expressão de Cidadania

Fiep - Auditório Mario de Mari - Curitiba, PR
15 de junho de 2019, 08h-17h30

Descrição do evento

Em 2019, a Escola Nilza Tartuce completa 55 anos.

Desde 1964, a Escola Nilza Tartuce atende gratuitamente crianças e jovens com deficiência intelectual, pensando sempre em promover uma educação emancipatória e cidadã.

Em 2019 celebramos os 55 anos de história desta instituição. Nesse clima festivo, escolhemos inovar promovendo um evento de utilidade pública, composto por renomados palestrantes que abordarão temas relevantes e alinhados à trajetória da Educação Especial.

Entendemos a importância de enxergar a pessoa com deficiência como protagonista de suas próprias conquistas. Entendemos também a importância de mostrar para a comunidade as novas soluções e avanços nessa área.


1° Seminário da Escola Nilza Tartuce: PcD: ATITUDES PARA INCLUSÃO, RESPEITO E EXPRESSÃO DE CIDADANIA

A motivação deste evento é constituir um legado que formalize e institua um espaço democrático e comprometido com a causa da PcD, inspirado no socializar e aprender. Com foco nas novas soluções educacionais, na qual informações e reflexões ampliem oportunidades no contexto de desenvolvimento pessoal e social da Pessoa com Deficiência. Tem como premissa as questões da Educação Especial e das suas modalidades de atendimento na Estimulação Essencial e Educação Básica na perspectiva da inclusão escolar - onde profissionais, pais e estudantes possam interagir com pesquisadores, docentes e outros acadêmicos.

O intuito é promover discussão e contribuir com um modelo educacional comprometido e conectado com permanentes inovações. O compromisso é de apresentar concepções e práticas inovadoras direcionadas à PcD, celebrando os 55 anos de trabalho da Escola Nilza Tartuce.

Venha fazer parte!




A programação conta com profissionais que são referências no atendimento da PcD no Brasil e em Portugal.


DR VITOR FRANCO 

Psicólogo, Doutor em Psicologia Clínica. Professor e pesquisador do Departamento de Psicologia da Universidade de Évora (Portugal) nas áreas do desenvolvimento, psicopatologia do desenvolvimento e psicoterapia com crianças. É autor de 7 livros e múltiplos trabalhos e publicações científicas no domínio da de ciência, inclusão e Intervenção Precoce. 

 

DRa GIOVANNA MEDINA

Psicóloga, pós-graduada em Educação Inclusiva e especialista em Concepções Sistêmicas, Mestre em Educação pela PUC- PR(2013) e doutora em Educação pela UFPR. Professora da FAE, nas áreas da educação e psicologia e em cursos de capacitação para professores na rede pública e privada de educação. Atua principalmente nas áreas família, educação, formação de professores, ensino-aprendizagem, transtornos de aprendizagem, neuropsicologia da aprendizagem e inclusão. Trabalhou na Escola Nilza Tartuce de 2003 a 2006.


DRa EVELISE PORTILHO

Pedagoga. Especialista em Psicopedagogia, Educação Especial e Grupos Operativos. Mestre e Doutora (Universidade Complutense de Madrid) em Educação. Pós Doc na Universidade do Porto/Portugal. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Aprendizagem e Conhecimento na Prática Docente. Autora de livros e artigos na área da aprendizagem, formação de professores e metacognição.


DR MARCOS MEIER

Psicólogo, professor de matemática, escritor e mestre em educação. Palestrante nacional e internacional a respeito de relacionamento interpessoal nas empresas, educação de filhos e formação de professores. Possui uma coluna semanal na RPC Tv, na qual discorre sobre educação e comportamento. Sobre estes temas, é também comentarista de rádio há 12 anos e autor de mais de dez livros. Por sua contribuição à cidade, recebeu o título de cidadão honorário de Curitiba.


LAURA NEGRI

Prestou vestibular para Pedagogia e foi aprovada para Universidade Positivo e Faculdade Bagozzi; Formou-se em Pedagogia na Faculdade Bagozzi em agosto de 2016. Realizou diversos estágios em escolas públicas e privadas. Em Abril de 2017, foi contratada pela escola CEI Mundo para todo Mundo, onde vem atuando como professora atendente. Está se aperfeiçoando em Libras.


JOÃO VITOR MANCINI

Bacharel e Licenciado em Educação Física e Ciências Biológicas

e de Saúde. Atua como professor de Educação Física no Colégio Integral. Participação no Livro: Bioecologia do Desenvolvimento na Síndrome de Down - UFPR; Ministrou palestras sobre Trajetória, Conquistas de sua vida e Inclusão, em Congressos, Seminários e Cursos de Pós-Graduação em Educação.


DR PAULO LIBERALESSO

Médico do Departamento de Neurologia Pediátrica do Hospital Pequeno Príncipe. Sócio-fundador do CERENA - Centro de Reabilitação Neuropediátrica do Hospital Menino Deus. Pós-graduado em Neurofisiologia. Mestre em Neurociências. Doutor em Distúrbios da Comunicação Humana.


PROGRAMAÇÃO 

08h00 | Credenciamento

08h15 | Abertura 
Mesa composta: Direção da Escola, UFPR, SEED-PR, Secretaria Municipal de Educação de Curitiba, 
Rui Piloto - Hospital de Clínicas, FIEP-PR, FEBIEX PR e APAE PR. 

09h00 | Intervenção Precoce 
Dr. Vitor Franco 

10h00 | Intervalo (coffee)

10h30 | Mesa composta: 
Metacognição: como eu aprendo? 
Dra. Giovanna Medina 

Aprendizagem e prática pedagógica: inclusão e diversidade 
Dra. Evelise Portilho 

12h30 | Intervalo (almoço)

14h00 | Como melhorar o comportamento de meu filho? 
Dr. Marcos Meier 

15h00 | Autismo: inclusão e medicação 
Dr. Paulo Liberalesso 

16h00 | Palestra Motivacional: Nada sobre nós, sem nós 
Laura Negri e João Vitor Mancini 

17h00 | Apresentação Cultural 

17h30 | Encerramento 


CERTIFICADO
Apresente seu interesse na certificação do evento (8 horas), no dia 15/06, no ato do credenciamento.

MEIA-ENTRADA
<style type="text/css"> p.p1 {margin: 0.0px 0.0px 0.0px 0.0px; font: 12.0px 'Helvetica Neue'; -webkit-text-stroke: #000000} span.s1 {font-kerning: none} </style>

Estudantes, PcD, Idosos, Professores e Terapeutas da área têm direito a desconto de 50% no valor do ingresso. Para outros casos, entrar em contato pelo formulário antes de fazer a compra do ingresso.

Sobre o produtor

Local

Fiep - Auditório Mario de Mari
Avenida Comendador Franco, 1315, Uberaba
Curitiba, PR

Ver mapa

Login

Esqueceu sua senha? Clique aqui.

Recuperar senha

Confira seu e-mail

O endereço indicado receberá um e-mail com instruções de como criar uma nova senha.

Criar conta

Ao me cadastrar, concordo com os Termos de uso e Política de privacidade da Sympla

Confira seu e-mail

Acesse seu e-mail e clique no link de confirmação.