App Sympla
Baixe agora

1º Seminário Autismo na Prática - Curitiba

O evento já encerrou...

Ver evento

explore outros eventos como esse

Evento encerrado

1º Seminário Autismo na Prática - Curitiba

Centro universitário UNIBRASIL - Curitiba, PR
28 de setembro de 2019, 08h-17h

Inscrição

Ingresso Solidário (01 Lata de Leite em Pó) 
Grátis
Inscrições até 28/09/2019
Encerrado

Descrição do evento



Público alvo: Estudantes, Profissionais, Professores e Pais


Inscrições Limitadas: 350 Vagas


8h às 8h30: Credenciamento


8h30 às 9h: Solenidade de abertura


9h às 10h –  Profª. Esp. Eliana Patricia Pereira , Educadora Física)

 

Tema: Projeto Ampliar UniBrasil 

 Especialista em Educação Especial e Inclusiva pela Faculdades Integradas de Jacarepaguá, 2008, graduada em Educação Física licenciatura plena pela Universidade Estadual de Maringá (1987). Atualmente é professora no curso de Educação Física do Centro Universitário UNIBRASIL, e professora do Quadro permanente estadual, atuando na Escola de Educação Básica e EJA, modalidade especial Forrest Gump. Supervisora do Projeto de Extensão Ampliar - Natação sem limites no Centro Universitário UniBrasil. com experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física Adaptada e Inclusiva, Experiência com a disciplina de atividade aquáticas II, e técnica Paralímpica de natação pelo Projeto de Extensão Ampliar UniBrasil, atuando principalmente nos seguintes temas: inclusão, natação, desporto adaptado e paralímpico, atividades físicas adaptadas, elaboração de projetos.

 

 

10h às 10h15  – Intervalo

 

10h15 às 11h15 – Drª Mariane Wehmuth, Neuropediatra.


Tema: Medicação e autismo.

Síntese: O uso de medicamento pode ser próprio

para reduzir o excesso comportamental, sobretudo aqueles que são prejudiciais ao tratamento: hiperatividade, estereótipos, distúrbios que influenciam o sono, a fobia, entre outros. A intensidade também deve ser acompanhada com total cuidado por parte dos profissionais e responsáveis pelo paciente. Há indícios bastante relevantes de que os remédios trazem progressos consideráveis para a qualidade de vida da criança.


Currículo: Médica neuropediatra, formada pela Universidade Federal do Paraná. Mestrado em Saúde da Criança e do Adolescente com linha de pesquisa em Transtorno do Espectro Autista. Professora de neuropediatria do curso de medicina da Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná.

 

11h15 às 12h – Shirley Ordônio, Publicitária.


Tema: Lazer inclusivo - Muito além de uma simples brincadeira.

 Síntese: "O lazer é direito de todos. Mas qual é o papel da sociedade e do Poder público em relação a este tema? Quais os avanços? O meu filho não brinca, não interage. Quais estratégias e possibilidades para ele ter o momento de lazer?"


Currículo: Publicitária com formação em Propaganda & Marketing, Administração de Empresas e Secretariado Executivo. Técnica em Web Designer. C&O da empresa Eurealizo. Fundadora do Movimento Nacional Projeto LIA (Lazer, Inclusão e Acessibilidade), Diretora da Associação Dar a Mão, membro do GPRDR - Grupo PR de Doenças Raras.


13h às 14h15 – Mesa Redonda

Tema: Viver com o autismo.

Participantes:

Coordenação de mesa: psicóloga Caroline Nicolau


– Jacob Galon: Diagnosticado com autismo é roteirista, ator, diretor, produtor, editor e revisor na área educacional há 10 anos.

– Kelly Tais Miranda:  Professora de educação infantil há 13 anos, mãe do Vinicius diagnosticado com autismo em 2009.

– Adriana Czelusniak: Terapeuta sistêmica, consteladora familiar, jornalista, roteirista e diretora do documentário "Um só Mundo" e "Até que não seja só em abril"; é co-autora da revista em quadrinhos Relatos Azuis. Pós-graduada em Ensino Estruturado para o Autismo e Fitoterapia. Atuou como presidente da Associação União de Pais pelo Autismo por 5 anos. É mãe do Gabriel, 14 anos, diagnosticado com autismo em 2008.


14h15 às 15h – Priscila Mertens Garcia, Musicoterapeuta.


Tema: Estratégias Práticas da Musicoterapia no Tratamento do TEA

Síntese: A musicoterapia no tratamento do autismo trabalha dentro dos marcos do desenvolvimento típico da criança ao adulto, para estimular a comunicação, cognição, comportamentos sociais, motivação social, teoria da mente, coerência central e funções executivas, através de técnicas, estratégias e propostas musicoterapêuticas.


Currículo: Diretora clínica e musicoterapeuta na MUSICKING - Centro de Musicoterapia de Curitiba, Departamento especializado em Transtorno do Espectro Autista. Em processo de Certificação Internacional de Excelência - CIE em Transtorno do Espectro Autista pela Child Behavior Institute of Miami. Especialista em Neuropsicologia e Aprendizagem pelo Instituto Tecnológico e Educacional ITECNE. Graduada em Bacharelado em Musicoterapia pela Universidade Estadual do Paraná- Campus II de Curitiba


15h às 15h15 – Intervalo


15h15 às 16h – Caroline Nicolau, Psicóloga.

 

Tema: Manejo de Comportamentos Inadequados.

Síntese: Quais as estratégias mais eficazes para lidar com comportamentos inadequados. Como estabelecer as regras equilibrando limites e afetividade.

 

Currículo: Psicóloga, formada pela PUCPR. Especialista em Terapia Comportamental e Autismo. Fundadora e Coordenadora do Programa Aprender com o Autismo desde 2013. Em processo de Certificação Internacional de Excelência - em Transtorno do Espectro Autista pela Child Behavior Institute of Miami. Experiência no Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado, clínicas e hospital psiquiátrico. Desenvolve o Programa Escola de Pais na rede pública particular de educação.


16h às 16h45 – Thais C. Pereira, Terapeuta ocupacional.


Tema: Alimentação Seletiva, como ajudá-los?

Síntese: Alimentação é um assunto muito delicado e uma queixa muito frequente dos pais com filhos com autismo. Não apenas pela angústia, pelo risco de deficiências nutricionais mas, pelo momento da refeição se tornar um momento de estresse. Identificar precocemente os sinais de uma possível alteração no processamento sensorial pode colaborar e garantir o aprendizado alimentar positivo para a criança, diminuindo situações de trauma e recusa.


Currículo: Terapeuta Ocupacional, autora de livros.

Certificação Internacional em Integração Sensorial pela Universidade do Sul da Califórnia. Mestre em Tecnologia em saúde. Especialista em saúde mental, educação especial com ênfase em inclusão e reabilitação do membro superior.


16h45 às 17h - Agradecimentos

Sobre o produtor

Mandato Dep. Subtenente Everton e UNIBRASIL

Local

Centro universitário UNIBRASIL
Rua Konrad Adenauer, 442, Tarumã
Curitiba, PR

Ver mapa

Login

Esqueceu sua senha? Clique aqui.

Recuperar senha

Confira seu e-mail

O endereço indicado receberá um e-mail com instruções de como criar uma nova senha.

Criar conta

Ao me cadastrar, concordo com os Termos de uso e Política de privacidade da Sympla

Confira seu e-mail

Acesse seu e-mail e clique no link de confirmação.