App Sympla
Baixe agora

1º PAPO INTERLIGADO - Rede Colaborativa de Produção Cultural

O evento já encerrou...

Ver evento

explore outros eventos como esse

Evento encerrado

1º PAPO INTERLIGADO - Rede Colaborativa de Produção Cultural

SEBRAE-SP Centro Nacional de Referência em Empreendedorismo, Tecnologia e Economia Criativa - São Paulo, SP
10 de junho de 2019, 18h-20h30

Inscrição

Participação ONLINE 
Grátis
Inscrições até 10/06/2019
Encerrado
Participação PRESENCIAL 
Grátis
Inscrições até 10/06/2019
Encerrado

Descrição do evento

1º Papo Interligado

O FUTURO DO DIREITO AUTORAL

Mudanças nos direitos autorais da área cultural e criativa

Diretiva sobre direitos de autor da União Europeia – Blockchain

 

A internet é incrível e a cada dia a “rede” tem tomado conta do mundo e de todas as áreas. E com esse crescimento a cada dia a discussão sobre os direitos autorais se faz necessária e constante pois tudo muda a todo momento. No Brasil, a Lei 9.610 de 1998, a lei dos direitos autorais, garante que qualquer tipo de produção intelectual produzida, registrada ou não, publicada ou não, já é protegida. É claro que isso também vale para a internet. Mas com tantas criações e novidades as formas de entrega, proteção, registro e regras também devem mudar. O que será que vai acontecer ainda? Como será o nosso futuro?

O Conselho da União Europeia aprovou a Proposta de Diretiva sobre Direito Autoral 2016/0280 (COD), e isso gerou uma grande polêmica, dizendo os mais pessimistas que seria o fim da internet pois os grandes canais estariam cada dia mais reféns da autorização, fiscalização e pagamento dos direitos autorais sobre fotos, textos, vídeos, músicas etc. Mas, será que é ruim mesmo? Será que virá para o Brasil?

Uma outra novidade e que tem prometido inclusive acabar com cartórios, por exemplo, é a BLOCKCHAIN. Uma tecnologia que é descentralizada para assegurar a segurança. São registros, em blocos, distribuídos por vários lugares online pelo mundo e que “fotografam” um documento, uma obra de arte, uma imagem e transformam isso em um bloco único que poderá ser identificado e autenticado em todo o mundo. Já tem inclusive no Brasil um site que registra músicas, através da Blockchain. Já tinha ouvido falar? Tecnológico demais?

Pois bem, neste nosso encontro vamos falar sobre isso e você é nosso convidado. Se estiver em São Paulo, venha participar presencialmente. Se estiver em qualquer lugar do mundo venha participar online. Faça sua inscrição.

VEJA NOSSOS CONVIDADOS PARA ESTE PRIMEIRO ENCONTRO:

 

Convidado - RODRIGO KOPKE SALINAS - Cesnik, Quintino e Salinas Advogados - currículo: Mestre em Direito pela FGV Direito SP. Master of Laws pela Columbia University, Nova York. Bacharel em Direito pela FDUSP. Professor do Programa de Pós-Graduação Lato Sensu da FGV Direito SP. Listado pelo Chambers & Partners como advogado especialista na área de mídia e entretenimento. Assessora clientes das indústrias de mídia e de conteúdo em geral (fonográfica, audiovisual, publicidade, editorial, dentre outras) nas áreas de propriedade intelectual, contratual e contencioso.

 

Convidado - JUCA NOVAESJosé de Araujo Novaes Neto é advogado especializado em direito autoral, e também produtor cultural, cantor e compositor. Tem atuação internacional na defesa do direito autoral dos criadores de música, sendo membro do board do Ciam (International Council of Authors of Music, sediado em Paris), desde 2011, e membro fundador e vice-presidente da Alcam (Alianza Latino Americana de Música, sediada em Santiago, Chile), desde 2012. É também secretário-geral do Conselho de Autores da Abramus (Associação Brasileira de Música e Artes), uma das mais importantes sociedades de gestão coletiva do país. Como autor, tem mais de 100 canções gravadas, algumas delas interpretadas por nomes como Danilo Caymmi, Lenine, Tavito, Alaíde Costa, Chico César e Jane Duboc, dentre outros, tendo gravado 18 discos e 3 DVDs como autor e intérprete, ao longo de sua carreira. É advogado graduado pela PUC/SP, e pós-graduado em propriedade intelectual pela FGV. Sócio do escritório de advocacia Novaes e Roselli advogados, que em 2018 completou 20 anos de atuação. Atuou como procurador do município de São Paulo até o início de 2018. Presidiu a Comissão de Propriedade Intelectual e de Direito do Entretenimento da OAB/SP (2016/2018), bem como as comissões de Propriedade Imaterial (2009/2012) e de Direito do Entretenimento (2013/2015). É palestrante, conferencista da área de propriedade intelectual, e autor de diversos artigos referentes à matéria de direito autoral e gestão coletiva, publicados em jornais, revistas e livros.  

CONVIDADOS DE VÁRIAS ÁREAS para auxiliar no conteúdo, nas ideias, no debate pós apresentação do conteúdo.

Mediadora: MARTA CESAR – Bailarina e advogada. Tem uma larga experiência em projetos, produções internacionais e atendimento a diversos setores da área cultural. É consultora na área cultural, trabalha com elaboração, formatação e captação de recursos para projetos culturais há mais de 20 anos. Fez carreira artística como bailarina tendo integrado o Balé da Cidade de São Paulo até 1994. É uma das idealizadoras, curadora e produtora do  MÚLTIPLA DANCA- Festival Internacional de Dança Contemporânea que realizou 10 edições em Florianópolis, referência no universo da dança contemporânea. Foi gestora e fazia a coordenação de equipamentos culturais da Fundação Cultural de Florianópolis por 3 anos. Trabalhou com eventos e equipes das mais variadas linguagens artísticas.

*********************************

O QUE É o PAPO INTERLIGADO? ENCONTROS MENSAIS ENTRE CRIATIVOS DA CULTURA

A proposta é realizar encontros mensais entre criativos da área cultural para discussão de temas em comum que estão interligados independentemente do segmento de trabalho na área.

Música, Dança, Teatro, Cinema, Literatura, Artes Plásticas, Design, Patrimônio, Turismo Cultural e outros tem como temas comuns : direito autoral, empreendedorismo, redes sociais, divulgação, conhecimento, tecnologias e outros assuntos. A produção cultural. 


Estamos na 4ª Revolução Industrial, na revolução da informação. É fato que os empregos formais estão acabando. Segundo pesquisa do SEBRAE, 4 em cada 10 pessoas já têm seu negócio, seu empreendimento e foi registrado o maior índice de crescimento nos últimos anos. Grande parte dos novos empreendimentos estão ligados à economia criativa. São negócios colaborativos, criativos, cooperativos, interligados. A inteligência, o pensamento, a criação nunca foram tão importantes.

Temos uma possibilidade infinita, mas somos carentes de informação, de profissionalização. Precisamos nos fortalecer. Os encontros serão um ponto de encontro para network, troca de conhecimentos e informações, novas ideias, novas possibilidades. Os encontros,além do p resencial, serão um ponto de troca da comunidade cultural e criativa do país. E quiçá, uma grande fonte de informação, pesquisa, dados e criação de novos negócios.



Sobre o produtor

ECOOA Cursos

Como o próprio nome sugere, ECOOA é uma escola que funciona para ecoar conhecimentos para o empreendedorismo na área da PRODUÇÃO E GESTÃO CULTURAL. Aqui tentamos criar um grande celeiro de conhecimento para as áreas da cultura, arte e arte educação, sustentabilidade, economia criativa, turismo, terceiro setor e muitos outros. Trabalhamos com cursos presenciais e online. Nossa proposta é levar nossos cursos para todos os cantos pois conhecimento tem que circular. - Idealizado por Marília de Lima

Local

SEBRAE-SP Centro Nacional de Referência em Empreendedorismo, Tecnologia e Economia Criativa
Avenida Rio Branco, 1269, Campos Elíseos
São Paulo, SP

Ver mapa

Login

Esqueceu sua senha? Clique aqui.

Recuperar senha

Confira seu e-mail

O endereço indicado receberá um e-mail com instruções de como criar uma nova senha.

Criar conta

Ao me cadastrar, concordo com os Termos de uso e Política de privacidade da Sympla

Confira seu e-mail

Acesse seu e-mail e clique no link de confirmação.