App Sympla
Baixe agora

1º fórum "Vamos falar sobre luto no ambiente escolar?"

O evento já encerrou...

Ver evento

explore outros eventos como esse

Evento encerrado

1º fórum "Vamos falar sobre luto no ambiente escolar?"

Câmara Municipal de Vereadores de Porto Alegre - Porto Alegre, RS
05 de julho de 2019, 13h30-17h30

Inscrição

Gratuito 
Grátis
Inscrições até 03/07/2019
Encerrado

Descrição do evento

O luto ainda é um tabu em muitas culturas, inclusive na brasileira.
Esse processo psicológico que atinge o indivíduo, sua família e os grupos da sociedade dos quais ele participa, é um período extremamente doloroso.
No dia a dia, educadores entram em contato com o aluno, que traz consigo sua vivência familiar e por ela é influenciada em seu processo de aprender. Assim, em alguns momentos será inevitável não se deparar com situações de luto por falecimento, seja na família, no círculo de amigos, na vizinhança, a morte de uma personalidade famosa, do animal de estimação…
Há ainda um alto índice de suicídios entre crianças e adolescentes, e o profissional precisa estar instrumentalizado para estar apto a lidar com situações de luto decorrentes.
Tragédias como a da Boate Kiss, em 2013, que vitimou centenas de estudantes e jovens de Santa Maria, bem como a que ocorreu recentemente em Suzano, em São Paulo, nos trazem cada vez mais a urgência de falar sobre o assunto luto em sala de aula, pois educar é também uma forma de prevenção e de pós-venção.
É necessário ter um diálogo franco com os alunos, legitimar seus sentimentos e apoiá-los durante o luto, acolhendo as inquietações de cada um e respondendo às dúvidas com explicações verdadeiras. Mas isso não significa que a discussão do tema na escola seja simples.
Nesse fórum destinado á profissionais e estudantes da área da educação, tem como objetivo esclarecer qual o papel da escola no que diz respeito às situações de luto por morte na infância e na adolescência, bem como instrumentalizar os educadores para lidar nessas situações.
Estudos realizados em universidades brasileiras revelam que o rendimento escolar do aluno acaba sendo prejudicado em função do silêncio que se tem em torno da morte, do pouco caso que se faz das reações apresentadas durante o processo de luto, do silêncio forçado ao redor do assunto, o tabu. A elaboração do luto é influenciada pelo que é falado, pela reação dos familiares e das pessoas de seu convívio, pela expressão dos sentimentos ou repressão destes. O luto é um processo importante para ressignificar a perda e através da realização de algumas atividades voltadas à situação de perda, como jogos, brincadeiras, contos, filmes ou conversas em sala de aula são uma forma de dar voz, lugar as crianças e adolescentes enlutados. A importância do apoio social fornecido pela escola, o acolhimento e o reconhecimento deste luto são a chave para um processo sem maiores traumas,  pois a não vivência ou validação desse processo pode interferir negativamente no desenvolvimento escolar e na vida social do aluno.


Público alvo
Profissionais e estudantes da área da educação
Será fornecido certificado de participação de 4 horas.

Sobre o produtor

Ong Amada Helena

Instituição criada em 2013, conta com projetos como a Cartilha de orientação ao luto materno distribuída gratuitamente no RS e disponibilizada online, a exposição fotográfica Mães de anjo que visa despertar a empatia nos visitantes, o dia das “mães de Anjo”, evento anual buscando o conhecimento e troca de experiências, além de encontros mensais em POA/RS.

Local

Câmara Municipal de Vereadores de Porto Alegre
Avenida Loureiro da Silva, 255, Centro Histórico de Porto Alegre
Porto Alegre, RS

Ver mapa

Login

Esqueceu sua senha? Clique aqui.

Recuperar senha

Confira seu e-mail

O endereço indicado receberá um e-mail com instruções de como criar uma nova senha.

Criar conta

Ao me cadastrar, concordo com os Termos de uso e Política de privacidade da Sympla

Confira seu e-mail

Acesse seu e-mail e clique no link de confirmação.