1° Fórum Nacional de Tecnologia e Inovação para a Indústria de Fundição

Escola Senai Nadir Dias de Figueiredo - Osasco, SP
30 de agosto de 2018, 08h-18h

Compartilhar:

Inscrição

Inscrição
Grátis
Inscrições até 31/07/2018
Encerrado
Ingresso único
Grátis
Inscrições até 12/08/2018
Encerrado

Descrição do evento

1° Fórum Nacional de Tecnologia e Inovação para a Indústria de Fundição

“Inovação e tecnologia como vetores para a competitividade”


A Inovação, segundo o Manual de Oslo, sua prática no mundo real das empresas brasileiras (Inovação de Produto, Inovação de Processo, Inovação Organizacional e Inovação de Marketing) e a importância da inter-relação entre Empresa, Entidade de Classe e Universidade para o sucesso da inovação, serão alguns temas apresentados e debatidos no evento.

 

  • Data: 30 de agosto de 2018.
  • Local: Escola SENAI “Nadir Dias de Figueiredo” – Osasco / SP.
  • Horário: Das 08h00 às 18h00. Com intervalos para Coffee e Almoço.
  • Público alvo: Profissionais líderes e tomadores de decisão das empresas de fundição.
  • Objetivo do evento: Fomentar os temas inovação e tecnologia como importantes vetores para a conquista e manutenção da competitividade das indústrias de fundição do Brasil.

 

·         Formato do evento:

 

*** Abertura: 08h00 e Encerramento: 18h00 ***

 

Afonso Gonzaga – administrador de empresas, especialista em gestão estratégica, empresário do setor de Fundição há 35 anos, diretor administrativo / financeiro da Cofercoq Ltda. Presidente do Sindicato da Indústria da Fundição no Estado de Minas Gerais, atual Presidente da ABIFA (Associação Brasileira de Fundição).

 

Prof. José Saturnino Poepcke – engenheiro metalurgista com pós em engenharia de soldagem. Experiência de 10 anos em empresa Multinacional. Trabalha há 25 anos no SENAI-SP. É o atual diretor da Faculdade e Escola “Nadir Dias de Figueiredo”.

 

Na sequencia será ministrada a palestra magna, com Dr. Luís Carlos Guedes, cujo tema é: “Indústria 4.0 – desafios para o mercado brasileiro de Fundição”.

 

Dr. Luís Carlos Guedes – doutor em engenharia metalúrgica iniciou sua carreira no IPT. Possui mais de 30 anos de experiência em pesquisa, engenharia e gestão. Ex-diretor da Fundição Tupy, tendo atuado na expansão internacional da empresa. Atual consultor da Tupy na área de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação.


Logo em seguida, serão ministradas palestras no modelo TED e, posteriormente, realizados debates (dentro do Bloco) com os palestrantes e mediador:

 

+ Bloco 01: A inovação e a tecnologia como estratégia para a conquista e manutenção da competitividade das fundições brasileiras.

 

Prof. Osvaldo Lahoz Maia – engenheiro eletrônico com especialização em automação na Suíça. Gerente de Inovação e Tecnologia do SENAI SP, responsável pelas ações estratégicas de Inovação nas áreas de Educação e Indústria.

 

Bruno Jorge Soares – coordenador Indústria 4.0 da ABDI - Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial. Formado em administração de empresas e mestre em ciência da informação com foco em processo decisório. Desde de 2016, assume o projeto indústria 4.0 que envolveu benchmarking internacional (Alemanha e EUA) e plataformas tecnológicas demonstradoras.

 

Prof. Dr. Antonio Freitas Rentes – doutor e Livre docente em engenharia de produção. Professor sênior da EESC – USP. Autor de mais de 100 artigos sobre Lean Production. Orientador de 08 doutorados e 41 mestrados relacionados ao Lean. Coordenou cerca de 100 implantações de Produção Enxuta em empresas de diversos portes e segmentos

 

Marcelo Garcia – administrador de empresas. Pós em gestão da qualidade. Cursando engenharia de produção. Atuação profissional como gerente de produção, industrial e qualidade. Experiência em Lean Manufacturing e suas ferramentas. Foi responsável pela preparação de cursos EAD sobre Indústria 4.0 e construção enxuta da empresa CR Consultoria, onde atua como consultor.


+ Bloco 02: Fomento à Inovação; captação de Recursos e gestão de PD&I para as indústrias de fundição do Brasil.

 

Rogério Jardim Parducci – engenheiro mecânico com MBA em Marketing e em Gestão de projetos e inovação. 21 anos atuando em indústria metalúrgica na área de engenharia, com desenvolvimento de produtos e inovação, e diretoria industrial.

 

Prof. Dr. Cleber Lessa – doutor em ciência e engenharia dos materiais. Tem experiência em caracterização de microestrutura dos metais, Bioengenharia e Análise de Falhas. Professor no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia (IFRS) campus Caxias do Sul nos cursos técnico, graduação e mestrado.

 

Rodrigo Barros – apaixonado por gente e por inovação. Está à frente da Secretaria de Desenvolvimento Científico, Econômico, Tecnológico e de Inovação (SDCETI) de Guarulhos. Na esfera empresarial ele é fundador da HandsOnTV, e é sócio da maior rede de restaurantes de alimentação saudável do Brasil.

 

Guido Ganassali – engenheiro mecânico, pós-graduado em marketing e administração de empresas. Experiência internacional em países da América do Norte, Europa e Ásia, dirigindo médias e grandes empresas. Em 2015, conquistou o Prêmio CNI de Inovação. Atualmente é diretor do projeto “Indústria 4.0” na Cecil Laminação de Metais.

 

Marco Antonio dos Santos Barcelos– engenheiro metalúrgico, MBA em finanças e Gestão, mestrado em administração pública.Trabalhou em empresas privadas por 15 anos. É funcionário de carreira da FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos) desde 2010, onde atualmente ocupa o cargo de Gerente do Departamento de Engenharia, Metal Mecânica, Equipamentos, Transportes e Serviços.

 

+ Bloco 03: A visão do Cliente de fundição, quanto à importância da inovação e recursos de tecnologia, no fornecimento de produtos.

 

Marcus Vale – mestre em ciência dos materiais. Profissional com carreira consolidada na área de engenharia de processos/produto. Vivência internacional por 03 anos na República Popular da China. Mais de vinte anos de ampla experiência em fundições.

 

Vicente Abate – engenheiro metalurgista com MBA em Marketing pela FGV/SP e Babson College/EU. Diretor da Greenbrier Maxion e Amsted Maxion; Presidente da ABIFER (Associação Brasileira Ferroviária); Vice-Presidente ABIFA e SIFESP; Diretor do DEINFRA da FIESP; Conselheiro da SAE BRASIL.

 

Marcos Marchini– técnico industrial. Experiência de 35 anos com materiais não ferrosos, na fabricação de pistões e injetados sobre pressão para setor automotivo, e materiais ferrosos, na fabricação de componentes para linha de moto peças.

 

Ricardo Chuahy – engenheiro mecânico com especialização em finanças, logística, qualidade, engenharia, operações, marketing, liderança e governança corporativa. Ex-presidente da Amsted Maxion e Cummins, entre outras empresas. Foi membro do Conselho das Câmaras Americanas de São Paulo e de Campinas, membro do Conselho do Sindipeças, Abinee e Vice-Presidente da ABIFER.

 

Dr. Camilo Bento Carletti – doutor em fundição. Há mais de 15 anos atuando em manufatura metalúrgica, com melhoria de processos e projetos de engenharia avançada. Atualmente é especialista metalúrgico da Caterpillar Inc.


Regras de Participação

Fundição Sócia da ABIFA = 03 profissionais

Fundição Não Sócia da ABIFA = 02 profissionais

Fornecedor Sócio da ABIFA = 02 profissionais

Fornecedor não sócio da ABIFA = 01 profissional


·         Realização:

ABIFA – Associação Brasileira de Fundição.

 

·         Coordenação:

Comissão de Inovação e Tecnologia.

 

·         Evento Gratuito. Vagas limitadas por empresa.

 

Não perca, inscreva-se já!

 

·         Mais Informações: por favor, solicite na ABIFA no Tel.: (11) 3549-3344 com Yasmim e e-mail: marketing@abifa.org.br ou com Reinaldo no Tel. Cel.: (11) 9.6694.7446.

 

Sobre o produtor

ABIFA - Associação Brasileira de Fundição

A Associação Brasileira de Fundição – ABIFA foi fundada em 25 de abril de 1969, dentro das instalações da Fundição Tupy, em São Paulo, por um pequeno grupo de empresários. Hoje a ABIFA representa o segmento de fundição junto aos diversos públicos do setor, o compromisso que inicialmente se prendia apenas ao desenvolvimento tecnológico das empresas de fundição foi ampliado com uma atuação nacional, enfatizando temas políticos, econômicos e sociais visando a defesa do Setor, bem como o desenvolvimento comercial do mesmo. A entidade age em benefício deste mercado criando novos serviços, sendo um canal onde circulam informações que viabilizam uma intensa participação das empresas interessadas em toda a cadeia produtiva. O incentivo à troca de idéias, a identificação de problemas, o debate permanente e a crítica construtiva, fazem parte do perfil da associação, é ainda, um importante pólo de difusão da cultura da fundição por meio de feiras, eventos, cursos e seminários.

Comentários

Local

Escola Senai Nadir Dias de Figueiredo
Rua Ari Barroso 305, 305, Presidente Altino
Osasco, SP

Login

Esqueceu sua senha? Clique aqui.

Recuperar senha

Confira seu e-mail

O endereço indicado receberá um e-mail com instruções de como criar uma nova senha.

Criar conta

Ao me cadastrar, concordo com os Termos de uso e Política de privacidade da Sympla

Confira seu e-mail

Acesse seu e-mail e clique no link de confirmação.