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1º Congresso Nacional de Saúde Mental e Educação
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1º Congresso Nacional de Saúde Mental e Educação

20 ago - 2021 • 08:00 > 21 ago - 2021 • 19:00 Ver datas e horários

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Descrição

DESCRIÇÃO DO EVENTO

 

O 1° Congresso Nacional de Saúde Mental e Educação pretende discutir a saúde mental dos diversos envolvidos no sistema educacional: família, escola, profissionais e estudantes. Pautando-se no olhar e na prática de profissionais de diferentes áreas, tendo como intuito contribuir para o desenvolvimento da qualidade dos serviços de educação, priorizando sempre a saúde mental.

 

Público-alvo: Profissionais e acadêmicos da área da educação e da saúde.

 

As inscrições são limitadas e podem encerrar antes do prazo estabelecido.

 

PALESTRAS

 

1- Desenvolvimento Psicomotor Infantil e a Pandemia


      Prof.ª Dra. Ana Cláudia Pinto Gomes - UFTM - Minas Gerais


Graduada em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de São Carlos. Especialista em Psicomotricidade. Mestrado e Doutorado em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos. Pós-Doutorado pela Faculdade de Medicina USP/RP na área de neurociências – violência psicológica e física com crianças. Professora tutora da Residência Integrada Multiprofissional em Saúde (UFTM). Professora Associada do curso de Terapia Ocupacional da UFTM, na disciplina de Estágio Supervisionado Infância, Adolescência e Psicomotricidade. Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Terapia Ocupacional (UFTM). Vice Coordenadora do curso de Terapia Ocupacional da UFTM.


2- O Impacto Emocional da Pandemia na Convivência Humana


      Prof. Dr. Lazslo Antônio Ávila - FAMERP - São Paulo


Possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1976), Mestrado em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo (1983) e Doutorado em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo (1995). Realizou pesquisa de pós-doutorado na University of Cambridge, Inglaterra (2000-2001), com a orientação do professor G. E. Berrios. Especialista em Psicologia Clínica e em Psicologia Hospitalar pelo Conselho Federal de Psicologia. Atualmente é Livre Docente do departamento de Psiquiatria e Psicologia Médica da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto Autarquia Estadual, nas áreas de graduação e pós-graduação de Medicina, Enfermagem e Psicologia. É professor titular da Sociedade de Psicoterapias Analíticas do Estado de São Paulo e professor titular do Núcleo de Estudos em Saúde Mental e Psicanálise das Configurações Vinculares. É autor de três livros na área da Psicossomática de orientação psicanalítica e um livro sobre a perspectiva psicanalítica dos Grupos. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Intervenção Terapêutica, atuando principalmente nos seguintes temas: psicanálise, psicossomática, autismo, grupos e vínculos.


3- Bullying e Cyberbullying: os Prejuízos Emocionais no Contexto Escolar


     Prof. Dr. Wanderlei Abadio de Oliveira - PUC - São Paulo 


Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia da PUC-Campinas. Psicólogo, Doutor em Ciências (Doutorado Direto) pela Universidade de São Paulo (USP), em cotutela com a Scuola di Dottorato di Ricerca in Psicologia da Università Cattolica del Sacro Cuore (Milão-Itália). Realizou estágio de pós-doutorado no Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP/USP). Tem experiência em pesquisas com ênfase nos seguintes temas: desenvolvimento humano, bullying, violência escolar, violência, desengajamento moral, família, saúde da criança e do adolescente, adolescência, redes sociais, psicologia social, saúde coletiva e políticas públicas.


     4- Inclusão Social e Dificuldades diante do Contexto da Pandemia


     Prof.ª Dra. Helena Ornellas Pereira Sivieri - UFTM - Minas Gerais 


Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado em Educação) da UFTM. Possui em Doutorado em Psicologia pela FFCLRP – USP (2008) e Mestrado em Psicologia Escolar pela PUC-Campinas (1999). Possui Pós-Doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos e pela Universidade do Minho – Portugal. Pesquisa e publica nas áreas de Psicologia Escolar/Educacional, dificuldades de escolarização e queixa escolar, aprendizagem, desenvolvimento de crianças e adolescentes, formação de professores, autoconhecimento e identidade docente. Possui experiência na clínica psicológica de crianças e adolescentes e saúde pública.


     5- Retorno às Aulas: a Educação Emocional Envolvendo Escola e Família 


Prof.ª Hedyanne Guerra Pereira - UFRM - Rio Grande no Norte 


Graduação em Psicologia, com ênfase em Práticas em Saúde, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) - (2014). Especialista em Psicologia da Saúde: Desenvolvimento e Hospitalização, pela UFRN (2017). Mestra (2017) e Doutoranda em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFRN. Tem experiência na área de Psicologia Clínica, da Saúde e Hospitalar, atuando principalmente nas temáticas: Psicologia do Desenvolvimento Humano; Psicologia da Saúde e Hospitalar; Psico-Oncologia Pediátrica; Hospitalização Materno-Infantil; Pediátrica e Adulta; e, Brinquedoteca Hospitalar.

   

     6- Desafios na Educação no Contexto daPandemia 


Prof.ª Dra. Ana Sara Castaman - IFRS - Rio Grande do Sul 


Possui Graduação em Psicologia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2003). Graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2009). Mestrado em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2006)e Doutorado em Educação pela Universidade do Rio dos Sinos (2011). Atualmente é Professora no Instituto Federal do Rio Grande do Sul. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT. Líder do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas e Formação de Professores para a Educação Básica e Profissional. Integra o Comitê Gestor da Rede Gaúcha de Estudos e Pesquisas sobre Educação Profissional e Tecnológica. É avaliadora de cursos de graduação pelo INEP/MEC.


     7- Implicações da Pandemia na Saúde Mental dos Universitários 


Prof.ª Dra. Sabrina Martins Barroso - UFTM - Minas Gerais 


Psicóloga (UFSJ), Especialista em Avaliação Psicológica (CRP – 04) e Desenvolvimento Humano (UFMG). Mestra em Psicologia e Doutora em Saúde Pública/Epidemiologia (UFMG). Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Psicologia da UFTM (gestão 2018 -2022). Líder do Grupo de Pesquisa NAPIS – Núcleo de Avaliação Psicológica e Investigações em Saúde. Integrante do Grupo de Trabalho Pesquisa em Avaliação Psicológica da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP) e do Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica (IBAP). Bolsista de Produtividade 2 do - 9- CNPq. Autora/Organizadora de 10 livros de Psicologia e Saúde Mental, autora de 2 jogos para intervenção clínica (Memorex e Jogo da Resiliência).


     8- Saúde Mental e Racismo na Educação 


Prof.ª Simone Gibran Nogueira– Unicamp – São Paulo 


Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos (2003), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2007) e Doutorado em Programa de Estudos Pós-graduados em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2013), com bolsa CAPES de Doutorado sanduíche na Georgia State University em Atlanta/EUA. Pós-doutora em Psicologia na Pontíficia Universidade Católica de Campinas. Atualmente, pesquisadora colaboradora da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, pesquisadora do Coletivo de Salvaguarda da Capoeira de Campinas. Trabalhou como Professora Titular da Faculdade Anhanguera de Jundiaí e formadora de professores da rede para a Lei 10639 contratada pela Prefeitura Municipal de São Paulo. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social, atuando principalmente nos seguintes temas: educação das relações étnico-raciais, pertencimento étnico-racial, capoeira angola, psicologia africana e cultura afro-brasileira


     9- TDAH e o Diagnóstico Tardio: Impactos da Vida Adulto


     Dra. Elka Juliana de Oliveira


Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Pelotas. Psiquiatria pelo Ipemed. Especialista em Psiquiatria pela ABP. Aperfeiçoamento em Psiquiatria da Infância e Adolescência pela Universidade de Valença. Aperfeiçoamento em Psicogeriatria pela USP. Aperfeiçoamento em Transtorno de Personalidade pela USP.

 


NORMAS PARA SUBMISSÃO DE RESUMOS

 

Envio de resumos:

• 30/07/2021 – prazo final para as inscrições de resumo até às 23h59min. Não serão aceitos resumos após esta data em nenhuma hipótese.

• Os envios dos resumos serão via e-mail: [email protected]

• O autor apresentador deverá estar inscrito no evento, cadastrado, no momento da submissão do resumo.

• O comprovante de pagamento do evento deverá ser anexado no ato da submissão do resumo. (Nota: A não observação deste comprovante implicará na exclusão do resumo)

 

• Quando a pesquisa envolver seres humanos ou animais e haja necessidade de avaliação de questões éticas, é obrigatório incluir o Parecer Consubstanciado digitalizado, anexado no momento da submissão do resumo via e-mail. (Nota: resumos que não observarem este item, não serão avaliados).

• Ao submeter o resumo, o autor/apresentador deverá incluir no corpo do e-mail de inscrição, o e-mail e contato telefônico (DDD + telefone celular) de todos os coautores, cujo objetivo será otimizar a divulgação entre os autores quando o arquivo dos Anais for publicado. (Nota: caso o resumo não seja aprovado, esses dados serão desconsiderados).

• O autor responsável pela submissão do resumo receberá a resposta da submissão até o dia 02/08/2021 às 23h59min.

 

Critérios para envio de Resumos:

• O resumo deverá ser enviado no formato Microsoft Word (DOC ou DOCX)

• É permitido o número de até 03 (três) autores por resumo.

• Cada participante poderá apresentar apenas 01 (um) trabalho. Não há limite para número de trabalhos em coautoria. Contudo, não será permitido em hipótese alguma que cada participante apresente mais de um trabalho.

• O texto deve ser redigido em língua portuguesa, com fonte Times New Roman, tamanho 12, justificado e com espaçamento simples entre linhas. Não haverá serviço de tradução ou de revisão textual dos resumos. O conteúdo dos resumos é de inteira responsabilidade dos autores.

• Conter até 1000 (mil) palavras;

• Não é permitido a inclusão de tabelas, figuras e ou imagens no resumo.

• Conter Título, Introdução, Objetivo(s), Material e Método, Resultados, Discussão e Conclusões. Deverá incluir, de 3 a 5 referências bibliográficas de acordo com as Normas de padronização bibliográfica de ABNT.

• Título (máximo 12 palavras) negrito e em caixa alta;

• Deverá conter 03 (três) palavras-chaves indexadas.

• Todos os resumos recebidos serão avaliados por uma Comissão Científica composta por membros indicados pela Coordenação Científica do evento.

• O Congressista encontrará abaixo, um documento anexado, que deve ser seguido como modelo de resumo.

 

(MODELO RESUMO)  - Acessar o link para verificar o modelo.


https://drive.google.com/file/d/1qM529K2TgzLaAAbjas006J2ZGpUUyO7t/view?usp=sharing


 

Serão aceitos resumos de estudos do tipo:

Pesquisa (experimental ou observacional, qualitativas ou quantitativa);

Revisão da literatura (sistemática ou integrativa);

Série de casos/Artigo de atualização;

 Relato/Estudo de caso ou experiência;

 

Eixos Temáticos para submissão de resumos:

  1. Reflexos da Pandemia no Contexto Educacional
  2. Saúde Mental e Educação Infantil
  3. Saúde Mental e Ensino Fundamental
  4.       Saúde Mental e Ensino Superior
  5.       Escola e Família
  6.       Os trabalhadores da Educação
  7.       Saúde Mental

 

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO

 

Modalidades de Apresentação:

Este evento contará apenas com apresentações no formato de Comunicação Oral em Sessão Coordenada.

Obs: NÃO SERÃO ACEITAS APRESENTAÇÕES GRAVADAS. Consideramos de extrema importância a presença de cada autor/congressista nas sessões coordenadas, para propiciar um momento de diálogo, troca e construção de conhecimento.

 

Utilização de Recursos

As apresentações deverão ser enviadas no formato Adobe® e no idioma português, contendo no máximo 10 telas. A primeira tela deve constar o nome do evento, vínculo institucional, título do estudo em caixa alta e em negrito, nome do autor e coautores. O último slide deve conter as principais referências do estudo, máximo 5. Recomenda-se uso de fontes Arial ou Times New Roman.

O Conteúdo da apresentação deve conter cinco tópicos: Introdução, Objetivo, Metodologia, Resultados, Discussão e Considerações Finais.

Para maior organização das sessões coordenadas o prazo máximo para o envio do material será 23h59m do dia 09/08/2021 pelo e-mail [email protected]. Caso haja impossibilidade de apresentação pelo autor apresentador, um dos coautores poderá apresentar o trabalho desde que comunicada à alteração com antecedência de 7 dias antes do evento à organização, o mesmo deverá estar inscrito e não ser responsável pela apresentação de outro trabalho neste evento.

 

Sobre a apresentação

Cada participante poderá submeter somente um trabalho para as sessões coordenadas do Congresso, que acontecerão online e ao vivo. A apresentação deverá durar no máximo DEZ MINUTOS. Após as apresentações de todos os participantes, o coordenador da sessão abrirá espaço para discussões e perguntas acerca da temática, com duração máxima de 20 minutos. As perguntas e comentários do público ouvinte serão realizados por meio do chat, sob a responsabilidade do coordenador da sessão. O tempo total da sessão não excederá uma hora de duração a fim de se fazer cumprir a programação do Congresso.

 

O 1° Congresso Nacional de Saúde Mental e Educação espera receber submissões de trabalhos que apresentem contribuições significativas para a discussão de eixos temáticos ligados à proposta do evento, tendo em vista a importância de discussões teóricas e iniciativas práticas que reforcem e favoreçam a educação ancorada no respeito e cuidado à saúde mental de todos os envolvidos. As propostas de apresentação recebidas serão analisadas pelos membros da Comissão Científica na ordem de sua chegada. Cada trabalho será avaliado como "aceito", "aceito com alterações" e "recusado". Toda informação entre Comissão Científica e participantes acontecerá por e- mail.

 

CERTIFICADOS

• Será fornecido 01 certificado a cada participante/ouvinte que fizer check-in no evento.

• Será fornecido 01 certificado ao apresentador de trabalho que constará o título do trabalho apresentado e os nomes de todos os coautores.

• Os resumos serão publicados nos Anais do Evento, em formato eletrônico e com registro ISBN.

• Todos os certificados serão enviados por e-mail.


DATAS

15/05/2021 a 19/08/2021

Período para inscrição.

15/05/2021 a 30/07/2021

Data limite para envio dos trabalhos.

17/07/2021 a 31/07/2021

Período de avaliação dos trabalhos.

02/08/2021

Data máxima em que o responsável pelo trabalho receberá a resposta.

Até 09/08/2021

Data limite para o envio do todo material completo a ser apresentado.

 


Informações adicionais ou dúvidas poderão ser sanadas por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp  (34) 99841 5070

Termos e políticas

Como acessar o evento

Este evento tem a comodidade e a praticidade de uma transmissão online com a melhor experiência garantida pela Sympla.

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Sobre o organizador

Cesam Centro de Estudos em Saúde Mental

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