Login
O evento já encerrou...
Perspectivas internacionais do fotoclubismo no Foto Cine Clube Bandeirante
Carregando recomendações...
Evento encerrado
Parcele sua compra em até 12x

Perspectivas internacionais do fotoclubismo no Foto Cine Clube Bandeirante

19 mai - 2021 • 17:00 > 18:30

Videoconferência via Sympla Streaming

Descrição

Entre 1946 e 1964, os integrantes do Foto Cine Clube Bandeirante (FCCB) ocuparam um lugar central no meio artístico paulistano e suas conquistas se espalharam pelo mundo. No entanto, circunstâncias políticas e artísticas adversas contribuíram para reduzir a presença do grupo no cenário internacional, que aos poucos começou a ser corrigido no Brasil a partir do final da década de 1980. Apesar dos esforços valiosos de uma série de curadores e instituições brasileiras, o FCCB está ausente de tudo, exceto de histórias mais recentes do meio contadas em inglês.

Para jogar luz à essa ausência, no próximo dia 19 de maio, o Itaú Cultural (IC) promove um encontro entre Rubens Fernandes Junior (curador e pesquisador) e a curadora americana Sarah Meister (diretora-executiva da Aperture e ex-curadora do departamento de fotografia do Museu de Arte Moderna de Nova York [MoMA]), colocando em perspectiva internacional as notáveis realizações do FCCB.

Perspectivas internacionais do fotoclubismo no Foto Cine Clube Bandeirante [com interpretação em Libras e tradução simultânea do inglês para o português]
com Rubens Fernandes Junior e Sarah Meister

quarta 19 de maio de 2021
às 17h
[duração aproximada: 90 minutos]
on-line – plataforma Sympla/Zoom
300 ingressos

[livre para todos os públicos]

Atividade gratuita

Reserve seu ingresso [sujeito a lotação máxima]

Sarah Meister
Em maio de 2021, Sarah Meister assume o cargo de diretora-executiva da Aperture, tendo sido curadora do departamento de fotografia do Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA) desde 2009. Seus projetos mais recentes no MoMA incluem considerações sobre a obra de Josef Albers (2016), a exposições de 1967 New Documents (2017), Making Space: Women Artists and Postwar Abstraction (co-curadora; 2017), Dorothea Lange (2018 e 2020), Frances Benjamin Johnston (2019), Gordon Parks (2020), Luigi Ghirri (2020) e Fotoclubismo: Fotografia Modernista Brasileira e o Foto Cine Clube Bandeirante, 1946–1964 (2021). Também é co-diretora do Projeto August Sander (2016 a 2021).

Rubens Fernandes Junior
Pesquisador e curador de fotografia, doutor em comunicação e semiótica pela PUC-SP. É professor e diretor da área de comunicação da FAAP. Recebeu os prêmios da APCA pela curadoria das exposições Mário Cravo Neto, no Masp (1995), e A(s)simetrias, Geraldo de Barros, na Galeria Brito Cimino (2006), além do Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia em 2014. Realizou diversas exposições no Brasil e no exterior, entre elas, German Lorca: Mosaico do Tempo, no Itaú Cultural (2018); O que os Olhos Alcançam, de Cristiano Mascaro, no Sesc Pinheiros (2019); Jean Manzon, na Galeria Almeida e Dale e na feira SP-Foto 2019. Autor de Papéis Efêmeros da Fotografia, pela editora Tempo D’Imagem (2015); Fotoformas e Sobras, fotografias de Geraldo de Barros, pela editora Cosac Naify (2006); Labirinto e Identidades: panorama da fotografia no Brasil [1946-98], pela editora Cosac Naify (2003), entre outros.
Termos e políticas

Como acessar o evento

Este evento tem a comodidade e a praticidade de uma transmissão online com a melhor experiência garantida pela Sympla.

Como acessar a transmissão:

Antes de tudo,
cadastre-se ou acesse sua conta com o mesmo email usado no pedido.
Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android
Selecione o evento desejado e toque no botão acessar transmissão *
Prepare-se! Para participar é necessário ter o Zoom instalado.

* A transmissão é disponíbilizada um pouco antes do início do evento

Sobre o organizador

Itaú Cultural

O Itaú Cultural (IC) é uma organização voltada para a pesquisa e a produção de conteúdo e para o mapeamento, o incentivo e a difusão de manifestações artístico-intelectuais. Dessa maneira, contribui para a valorização da cultura de uma sociedade tão complexa e heterogênea como a brasileira. Ao considerar a cultura uma ferramenta essencial à construção da identidade do país e um meio eficaz na promoção da cidadania, desde 1987, quando foi aberto, o Itaú Cultural busca democratizar e promover a pa

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.