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Núcleo de Educação em Urgência do Estado do Acre

Sobre o produtor

  • Atenção: nossos cursos são direcionados a profissionais ligados a rede de assistência.
  • Acadêmicos e outros farão inscrição conforme liberação pela coordenação que avaliará as vagas.

Núcleo de Educação em Urgência 

A Atenção às Urgências, ao longo da existência do SUS, continua centrada nos hospitais onde funciona os tradicionais pronto-socorros abertos 24 horas do dia. Estes serviços, acabam por funcionar como “porta de entrada” ao sistema de saúde, acolhendo pacientes de urgência propriamente dita; pacientes com quadros percebidos como urgência; pacientes ”’desvinculados” da atenção primária, da atenção especializada e também as urgências sociais.

Esta elevada procura nas portas de urgência, culminam em uma superlotação das salas de urgência e, consequentemente baixa  qualidade da assistência prestada deste nível de atenção.

 Segundo a Portaria 2.048/02, às urgências não se constituem em especialidade médica ou de enfermagem e nos cursos de graduação a atenção dada à esta área ainda é bastante insuficiente. No que diz respeito à capacitação, habilitação e educação permanente  dos trabalhadores neste setor a situação é preocupante. Observa-se uma fragmentação e baixo aproveitamento do processo educativo tradicional e uma insuficiência dos conteúdos curriculares dos aparelhos formadores na qualificação de profissionais para as urgências, principalmente, em seu componente pré-hospitalar móvel (SAMU) e componente pré hospitalar fixo UPA’s e os Pronto-socorro  24 horas. Essa falta de formação e educação permanente, resulta em comprometimento da qualidade na assistência e na gestão do serviço..

A qualificação das equipes, o conhecimento das diretrizes da Política Nacional de Atenção às Urgências e o conteúdo programático da Portaria GM/MS 2.048, de 05 de novembro de 2002, são fatores primordiais que estão diretamente relacionados ao sucesso dos serviços inseridos na política de Educação permanente da Rede de Urgência. Em setembro de 2004, a Secretaria de Estado de Saúde do Acre, em parceria com o Ministério da Saúde institui o componente pré-hospitalar móvel da rede de Atenção às Urgências conhecido oficialmente como SAMU 192. Nestes 08 anos de funcionamento, tem-se observado muitas fragilidades no atendimento às urgências pela falta de capacitação técnica dos profissionais envolvidos nesta área.

Nesta perspectiva, a Secretaria de Estado de Saúde propõe a implantação e organização do Núcleo de Educação em Urgência – NEU, estruturado segundo as observações feitas pela Portaria 2.048 de novembro de 2002, especificamente no Capítulo VII. Que define que o Núcleo deve ser organizado como espaços de saber interinstitucional de formação, capacitação, habilitação e educação continuada de recursos humanos para as urgências, sob a administração de um conselho diretivo, coordenado, pela Coordenação Estadual de Urgência e Emergência tendo como integrantes as Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde, Serviços de referência na área de urgência, escolas de bombeiros e polícias, instituições de ensino superior, de formação e capacitação de pessoal na área da saúde, escolas técnicas e outros setores que prestam socorro à população, de caráter público ou privado, de abrangência municipal, regional ou estadual.

OBJETIVOS

  Geral:

Promover a capacitação, habilitação formal e educação permanente para os profissionais que trabalham nos serviços de urgência/emergência, com um plano de implantação das exigências curriculares mínimas previstas na Portaria GM/MS 2.048/2002, produzindo assim um processo de profissionalização de todo pessoal.

 

  Específicos

Ø  Capacitar os recursos humanos envolvidos em todas as dimensões da atenção regional, ou seja, atenção pré-hospitalar - unidades básicas de saúde, unidades de saúde da família, pré-hospitalar móvel, unidades não hospitalares de atendimento às urgências e emergências e ambulatórios de especialidades;  atenção hospitalar e atenção pós-hospitalar - internação domiciliar  e serviços de  reabilitação, sob a ótica da promoção da saúde;

Ø  Proporcionar através do ensino-aprendizado a reprodução de novos agentes multiplicadores, objetivando ma assistência adequada e qualificada aos profissionais envolvidos na atenção as urgências;

 Ø  Promover programas de formação e educação continuada na forma de treinamento em serviço a fim de atender ao conjunto de necessidades diagnosticado em cada região, fundamentando o modelo pedagógico na problematização de situações.

Ø  Contribuir para a melhoria dos serviços oferecidos nos pontos de atenção às urgências;

Ø  Garantir maior resolutividade no atendimento, evitando com isto o encaminhamento para outro centro de referência.

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