Login
O evento já encerrou...
Ataques a jornalistas: o direito à informação é um direito humano
Carregando recomendações...
Evento encerrado
Parcele sua compra em até 12x

Ataques a jornalistas: o direito à informação é um direito humano

9 jul - 2020 • 19:00 > 20:30

Videoconferência via Sympla Streaming

Descrição

Webinar discute ataques a jornalistas com 

Comissão Interamericana de Direitos Humanos

Edison Lanza, relator especial para a liberdade de expressão da CIDH, será entrevistado por Abraji e Lupa


A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e a Agência Lupa promovem no dia 9 de julho de 2020, às 19h (horário de Brasília),  o webinar gratuito  Ataques a jornalistas: o direito à informação é um direito humano". O convidado é Edison Lanza, relator especial para a liberdade de expressão da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), vinculada à Organização dos Estados Americanos (OEA).


Lanza será entrevistado pelos jornalistas Gilberto Scofield Jr., diretor de Estratégias e Negócios da Lupa, e Cristina Zahar, secretária executiva da Abraji, sobre as ameaças às liberdades de expressão e de imprensa no Brasil no atual cenário de pandemia, bem como possíveis retrocessos na transparência pública. A desinformação - objeto de inquérito no STF e de projetos de lei no Congresso - também estará em pauta. A língua escolhida para o debate será o Espanhol. O evento não terá tradução simultânea. Os participantes poderão realizar perguntas em Português. Elas serão devidamente traduzidas pelos entrevistadores ao convidado, caso haja necessidade.


Biografia dos participantes:


Edison Lanza é relator especial para a liberdade de expressão da Comissão Interamericana dos Direitos Humanos (CIDH). Advogado formado pela Faculdade de Direito da Universidade da República do Uruguai, trabalhou como jornalista em diferentes meios de comunicação e conduziu casos relacionados à liberdade de expressão perante o Sistema Interamericano de Direitos Humanos. Tem pós-graduação em liberdade de expressão e direito penal pela Universidade da República do Uruguai. Foi membro e fundador de várias organizações para a promoção e defesa da liberdade de informação.


Gilberto Scofield Jr. é diretor de Estratégias e Negócios da Agência Lupa. Chefiou a assessoria de comunicação e marketing da Agência Nacional do Cinema (Ancine), foi diretor da agência de comunicação integrada Máquina Cohn & Wolfe e consultor de comunicação da secretaria de comunicação da Presidência da República. Foi editor do jornal e do site O Globo. Pelo jornal, passou cinco anos como correspondente em Pequim, na China, e dois anos em Washington, nos EUA. É bacharel em Comunicação Social pela Universidade Gama Filho e possui MBA em Marketing Digital pela Fundação Getúlio Vargas. Atualmente, cursa o mestrado da pós-graduação em Mídias Criativas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). 


Cristina Zahar é secretária executiva da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e membro do comitê coordenador da rede IFEX-ALC. Formada em Jornalismo pela Cásper Líbero, foi editora-adjunta de Esportes e editora de Economia na Folha de S.Paulo, diretora editorial da Abril Coleções e CEO no Brasil da editora inglesa Eaglemoss. Possui DEA em Comunicação pela Universidade Michel de Montaigne (Bordeaux III), na França, e MBA em Gestão Empresarial pela FIA-USP.


Termos e políticas

Como acessar o evento

Este evento tem a comodidade e a praticidade de uma transmissão online com a melhor experiência garantida pela Sympla.

Como acessar a transmissão:

Antes de tudo,
cadastre-se ou acesse sua conta com o mesmo email usado no pedido.
Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android
Selecione o evento desejado e toque no botão acessar transmissão *
Prepare-se! Para participar é necessário ter o Zoom instalado.

* A transmissão é disponíbilizada um pouco antes do início do evento

Sobre o organizador

Agência Lupa

A Lupa é a primeira agência de notícias do Brasil a se especializar na técnica jornalística mundialmente conhecida como fact-checking e foi fundada em novembro de 2015. Ela integra a International Fact-Checking Network (IFCN), rede mundial de checadores reunidos em torno do Poynter Institute, nos Estados Unidos, e segue à risca o código de conduta e princípios éticos do grupo.

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.